domingo, 14 de julho de 2013

Saiba acomodar as malas no porta-malas

Olá!

As férias estão de volta. O mês de julho convida a gente a sair com as crianças. Esta é uma época para descansar, ir à praia, visitar os parentes ou mesmo buscar o ar fresco do campo. Viajar exige planejamento. Quem planeja nunca é pego de surpresa.

Pegar a estrada demanda alguns cuidados com a bagagem para garantir a segurança e conforto dos passageiros durante a viagem. Inicialmente é preciso saber quantos dias vamos gastar viajando. Depois, quantas pessoas irão viajar. Muitos motoristas não ligam e nem prestam a atenção em como disponibilizar a bagagem no porta-malas e vão despejando os objetos de qualquer jeito. 

Obstruir a visão do vidro traseiro abarrotando o tampão do porta-malas impede o motorista de enxergar a parte traseira do veículo. É importante saber que o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro diz que: “Obstruir a visão do retrovisor interno de veículos de passeio é uma infração grave sujeito à multa”. Então organize bem suas malas para aproveitar ao máximo o espaço do seu carro.
Não deixe para arrumar a bagagem no carro somente alguns momentos antes de pegar a estrada.

Procure utilizar malas de formatos diferentes para encaixar tudo e aproveitar todo o espaço. Evite as malas grandes. Elas são complicadas e difíceis de encaixar. Coloque volumes mais pesados no fundo; as malas maiores e aquelas rígidas ficam embaixo. As malas devem ficar no fundo do porta-malas e também nas laterais porque no meio vamos colocar as maletas ou volumes de menor peso e menor tamanho. 

Mochilas normalmente têm menor peso e devem ficar por cima das malas, travesseiros devem ser deixados por último. Sacolas mais leves também devem ser deixadas por último e também caixas de isopor. Levar bagagem dentro do veículo fora do porta-malas não é recomendável: em caso de acidente a bagagem pode se projetar sobre os ocupantes. Em cima do tampão interno do porta-malas não é bom colocar nem pequenos objetos, pois no caso de uma colisão eles podem ferir os passageiros do carro.

Peso mal distribuído dentro do porta-malas leva a desgaste da suspensão.

No caso dos objetos soltos, vale ressaltar a importância de acomodar os pertences de forma firme nos porta-objetos.  Uma boa opção para solucionar a falta de espaço é a instalação de bagageiros de teto, racks ou mesmo um porta-bicicleta. Racks para transportar bicicletas, pranchas de surf e outros objetos, quando não são de fábrica, devem ser instalados por uma mecânica especializada. Finalmente, tome cuidado com latas de  refrigerante e garrafas de água. Se não estiverem bem encaixadas podem escapar e rolar para os pedais do motorista, o que pode ocasionar um acidente.

Fernando

Veja também:

Fonte: Não jogue as malas de qualquer jeito no porta-malas. JM Online. Disponível em http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,8,sobre%20rodas,83120, acesso em 14 de julho de 2013, às 13h40

Nenhum comentário :

Postar um comentário