quarta-feira, 10 de julho de 2013

Veja 5 dicas para evitar desgaste na embreagem

Olá!

A principal função da embreagem é controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Por ser importante para o conjunto do automóvel, o sistema requer cuidados na manutenção. Porém, algumas práticas do motorista podem ajudar na vida útil das peças.

Separamos cinco dicas para que a embreagem do seu carro não quebre antes do tempo correto de reparo. Veja:

1 - Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema. 

2 - Quando em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do carro. “Segurar” o carro na embreagem também prejudica o disco. 

3 - Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave. 

4 - Quando o carro estiver parado no trânsito pesado, especialmente em engarrafamentos, o veículo pode ficar em ponto morto, com o motorista com o pé no freio ou com o freio de mão puxado para o carro não andar, claro. Ficar com o carro em funcionamento parado com o pé na embreagem força o sistema desnecessariamente. 

5 - É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada "queimada da embreagem", fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.

Fernando
Veja também:


Fonte: Veja 5 dicas para evitar desgaste na embreagem. Meu Automóvel, Terra.com. Disponível em http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/veja-5-dicas-para-evitar-desgaste-na-embreagem,e02b42c36e4cf310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html, acesso em 10 de julho de 2013, às 17h20

Fotos: Shutterstock

Nenhum comentário :

Postar um comentário