quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasil terá centro para avaliar nível de segurança dos veículos


Olá!

O Brasil vai receber seu primeiro laboratório independente para aplicação dos testes de segurança de automóveis. O centro será construído no complexo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Todos os veículos, antes de terem as vendas iniciadas no mercado, precisarão passar pelos exames de colisão e verificação dos níveis de segurança, além dos testes que definem a quantidade de emissões de poluentes liberados.

Caso os modelos sejam reprovados, a comercialização será impossibilitada pelo órgão. A data de início das primeiras verificações está prevista para até 2017, ano em que os automóveis deverão cumprir com as novas normas do programa Inovar-Auto. De acordo com a regra, os veículos em circulação devem ter uma redução mínima de 12% nas emissões de poluentes em relação aos níveis atuais. A montadora que não estiver de acordo com a legislação, receberá 30 pontos percentuais extras de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI).

Em um outro teste, os automóveis brasileiros foram taxados como impróprios para oferecer segurança aos passageiros. Os resultados tiveram como base os testes de colisão realizados pelo instituto Latin NCAP, que analisou o número de acidentes fatais no trânsito.
Os modelos nacionais que apresentaram as notas mais baixas foram, principalmente, aqueles sem airbag duplo e freios ABS.

O novo centro terá  como missão incentivar tecnologias para diminuir a fragilidade e as deficiências dos projetos nacionais. O investimento no laboratório será de R$ 100 milhões assumidos pelo governo. O montante deve ser incluído no Orçamento da União em 2014, embora a participação da iniciativa privada ainda não esteja descartada.
Fernando

Fonte: Brasil terá centro para avaliar nível de segurança dos veículos. Estado de Minas. Disponível em http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2013/06/13/interna_noticias,47865/brasil-tera-centro-para-avaliar-nivel-de-seguranca-dos-veiculos.shtml, acesso em 13 de junho de 2013, às 14h10

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário