sábado, 22 de junho de 2013

Endereços desatualizados no Detran fazem voltar milhares de correspondências

Olá!

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os condutores para manter o endereço atualizado e completo no cadastro. Só este ano, mais de 140 mil notificações de infrações foram devolvidas pelos Correios por dificuldade de encontrar os destinatários. No ano passado, 53 mil cartas de licenciamento foram devolvidas pelo mesmo motivo. As principais razões são mudança de endereço, falta de complemento ou número da residência e CEP incorreto.

O Detran envia pelos Correios documentos solicitados pela internet, no sistema Detran Fácil, as cartas da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de notificações de infrações, licenciamento, e demais avisos. Os documentos são acompanhados de aviso de recebimento e é preciso que um morador confirme a entrega. “Caso contrário, o carteiro faz mais três tentativas e devolve para retirada na agência postal. No fim de cada ano, o que fica nas agências volta ao Detran”, conta o coordenador de habilitação, Larson Orlando.

“Nesta correspondência o motorista vai encontrar a guia de pagamento e um número para acessar o site, confirmar dados pessoais e marcar o exame em uma das clínicas credenciadas. Fácil, sem precisar se deslocar ao Detran e recebendo o documento em casa”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

A partir daí, basta preencher e imprimir o formulário correspondente, anexar cópia do comprovante de endereço e documento de identificação (e do certificado de registro de veículo para atualização de endereço do veículo), e enviar pelos Correios como correspondência registrada. Outra opção é comparecer pessoalmente a qualquer unidade do Detran.
RENOVAÇÃO – Para a renovação automática da CNH, lançada em abril, o recebimento da carta com código para agendar o exame médico é essencial. Sem ela não é possível fazer o procedimento online e é necessária a ida a uma unidade do departamento.

SERVIÇO - A atualização de endereço do condutor e do veículo é gratuita e pode ser feita pela internet, pelo site www.detran.pr.gov.br - clicando no link “Motorista” ou “Veículo” e depois no link “Atualize o seu endereço”. O motorista proprietário de um veículo precisa solicitar duas alterações de endereço, uma para a habilitação e outra para o veículo.

Fernando

Fonte:  Endereços desatualizados no Detran fazem voltar milhares de correspondências. Assessoria de comunicação social do DETRAN/PR. Disponível em http://www.detran.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=901, acesso em 22 de junho de 2013, às 16h50


Atenção: imagens meramente ilustrativas.

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário