terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Operação Lei Seca será intensificada no período de festas no Rio de Janeiro



Olá!

O Governo do Rio de Janeiro intensificará as atividades da Operação Lei Seca durante o período de festas de fim de ano. A partir de 24 de dezembro, serão realizadas 114 operações não somente na capital e na região metropolitana, mas também no interior do estado. A fiscalização mobilizará todos os 250 agentes que compõem o efetivo.

Segundo o secretário de Governo, as festas de fim de ano são um momento não apenas de celebração, mas também de reflexão. Ele afirma que o trânsito é um problema de saúde pública no Brasil, e reitera os esforços do governo.

Nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro ocorrerão ações com fins educativos, como a distribuição de panfletos, adesivos e ventarolas em pontos importantes da cidade: aeroportos, rodoviária e locais turísticos como a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Lapa. 

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, a atuação das equipes ocorrerá nas regiões de maior fluxo em todo o estado. Serão 57 operações no período natalino e mais 57 durante o ano novo. Ele também explica que houve uma redução de 12% no número de mortes no trânsito no Brasil em 2013 quando comparado ao ano anterior (dados do Ministério da Saúde). Isso seria evidência de que os cidadãos têm mudado suas atitudes em relação ao consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

A Operação, uma campanha educativa e de fiscalização, tem caráter permanente. Seu lançamento foi realizado pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro em março de 2009. O Detran-RJ financia o programa, já tendo aplicado nele mais de 91 milhões de reais, dos quais 15 milhões foram destinados a atividades educacionais para motoristas.

Desde esta data até a madrugada de 10/12/2015, 2.059.913 motoristas foram abordados, 405.603 foram multados, 81.471 veículos foram rebocados e 140.602 motoristas tiveram sua CNH recolhida. Durante este período houve a realização de 1.803.912 testes com o etilômetro, sendo que em 140.602 foi comprovado o excesso de álcool no sangue.

Diante dos números indicados, pergunto: será que o objetivo é dessas Operações é exclusivamente combater o uso de álcool/direção de veículo?
 
Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário