Olá!
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em
estudo recente, registrou uma queda de 20% nas mortes decorrentes de acidentes
de trânsito entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo
período em 2014. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, tal registro
evidencia a eficácia das medidas de segurança no trânsito adotadas na cidade,
entre as quais se encontra a redução do limite de velocidade.
O levantamento apresenta dados que revelam uma
maior segurança tanto para pedestres quanto para motoristas e motociclistas. Ao
se comparar janeiro e setembro do ano atual com o do passado, encontra-se uma
redução de 192 vítimas fatais. 90 pessoas morreram em acidentes em setembro de
2014, 13 mortes a mais que as registradas em 2015 neste mesmo mês, o que
representa uma redução de 18,9% nessa estatística.
A partir de julho de 2015, vias consideradas
arteriais no município tiveram mudanças em suas velocidades máximas permitidas.
Os locais com maiores índices de acidente e as vias que possuem maior fluxo
foram priorizadas neste processo.
De acordo com dados do Departamento Estadual de
Trânsito (Detran), cerca de 50 mil veículos passaram a integrar a frota
municipal entre julho e setembro de 2015. Neste mesmo período, verificou-se uma
diminuição de 5% nos índices de mortes por 10 mil veículos. Uma comparação
entre o mês de setembro e agosto revela que o índice caiu 17,7%. No mês de
setembro, as mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes também ficaram
14,9% menores.
A Secretaria Municipal de Transportes, com base nas
tendências detectadas, prevê que São Paulo pode atingir as metas de segurança
no trânsito estipuladas pela ONU antes do prazo estabelecido, desde que este
ritmo de diminuição se mantenha. A meta estipulada é que até 2020 o número de
mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes não seja maior que seis por ano. O
índice atual é de 8,82, enquanto em 2012 chegava a 12.
A redução da velocidade máxima nas vias de São
Paulo se insere no Programa de Proteção à Vida (PPV), que teve início em 2013.
Seu objetivo é reduzir o número de acidentes e atropelamentos na cidade, de
forma que a segurança de todos os agentes do trânsito seja maior, com destaque
para os pedestres. A solução buscada pelo programa se desdobra em campanhas
como “CET no Seu Bairro”, a implantação de “Áreas 40” e da “Frente Segura” —
que se configura como áreas de parada para motos e bicicletas próximas ao
semáforo — além de faixas diagonais para pedestres em cruzamentos de grande
movimento e a já mencionada redução de velocidade máxima em vias arteriais da
cidade, que passa a ser de 50 km por hora.
Fernando
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