Olá!
Uma rotatória na avenida Três Barras, na capital do
Mato Grosso do Sul, tem se mostrado um problema no trânsito: em seu estado
atual, tem provocado um alto número de acidentes, o que consternou moradores e
comerciantes da região.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)
foi procurada por um empresário que se propôs a cobrir parte dos gastos da
instalação de quebra-molas e faixas de pedestres na área. A ideia foi proposta
pelo dono de uma loja de materiais de construção durante uma audiência com a
diretoria da Agetran. Segundo o dono da loja, houve uma tentativa de negociação
de uma parceria, na qual ele se propunha a entrar com o material necessário de
forma mais em conta. A diretoria afirmou que pensaria sobre o caso, mas até o
momento não deu retorno.
O morador conta que o órgão informou a ele a
necessidade de se fazer um estudo do fluxo de veículo antes de tudo, após o
qual seria elaborado um projeto para dar início às obras. A agência também
afirmou que outras oito rotatórias precisam de obras semelhantes a esta. O
empresário, contudo, argumenta que essa rotatória específica precisa ser
melhorada urgentemente, visto que o trânsito fica travado. Além disso, como não
existe faixa de pedestres, o risco de acidentes é muito alto.
A proprietária de uma churrascaria da região afirmou
que o problema se intensifica no período entre 5 e 6 horas da tarde, o horário
de pico. Segundo ela, o fluxo de carros advindo da Avenida Eduardo Elias Zahran
é maior que o que vem da Rua Domingos Jorge Velho. Quem entra na rotatória pela
rua não pode cruzá-la, o que acaba enforcando o trânsito. A proprietária também
comentou que já testemunhou acidentes envolvendo ciclistas e até mesmo
pedestres que foram atropelados.
O proprietário de uma loja de artigos de couro também
aposta na instalação de quebra-molas e faixas de pedestres para resolver o
problema. Segundo ele, essa medida levaria a uma redução da velocidade com que
os motoristas chegam.
A dona de uma pizzaria concorda que deve haver uma
mudança, mas acredita que a melhor alternativa seria transformar a rotatória em
um cruzamento com semáforo de três tempos a fim de que o problema seja
resolvido.
Outro agravante da situação é a rotatória estar localizada
numa região que dá acesso a diversos bairros e contém diversos empreendimentos
e construções de apartamentos. Tudo isso contribui para que o fluxo de veículos
aumente ainda mais.
Fernando
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