Olá!
A cidade de Jaú, localizada no interior do Estado de São
Paulo, teve no ano de 2015, uma média aproximada de dois condutores por dia
iniciando o cumprimento da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado
de São Paulo, foram 724 motoristas cumprindo esse processo no ano passado.
Esses dados mostram tanto os motoristas que foram
suspensos por somar ou estourar o limite de 20 pontos na carteira dentro de
período de 12 meses (considerando todas as autuações que constam no prontuário
do motorista, independente da instituição que aplicou), quanto aos que tiveram
o processo de suspensão iniciado por terem cometido uma única infração
considerada gravíssima que sozinha já gera a suspensão, em conformidade com o
que determina a legislação federal, como dirigir após a ingestão de bebida
alcoólica, praticar corridas clandestinas (mais conhecidas como rachas),
ultrapassar em mais de 50% o limite máximo de velocidade e pilotar moto sem
fazer uso do capacete ou conduzir passageiro sem esse equipamento.
Na opinião do secretário de Mobilidade Urbana da cidade de
Jaú, esse número de suspensões de carteiras de motoristas na cidade não é alto,
se for levado em conta que a frota da cidade é de 96.824 veículos, segundo o
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Ressalta-se ainda que a pontuação atribuída às CNHs não é
exclusivamente decorrente de infrações registradas na cidade de Jaú, pode se referir ao excesso de velocidade em
uma rodovia do Estado, por exemplo.
Somente no Estado de São Paulo, o número de motoristas que
começaram a cumprir a suspensão da CNH aumentou consideravelmente entre 2014 e
2015: o número saltou de 218.102 para 373.956, aumento de 71,4%.
Para o diretor-presidente do Detran, uma possível
explicação para o crescimento das suspensões é o Sistema Integrado de Multas
(SIM). “O ano de 2015 foi o primeiro ano completo em que o processo de
suspensão foi feito de forma eletrônica. Isso tornou o processo mais rápido e
eficiente. Segundo: houve aumento da fiscalização tanto por parte do Estado
quanto das prefeituras. Isso causa aumento no número de multas. Fica mais rápido
chegar aos 20 pontos”, disse.
É fácil observar que, na capital ou no interior do Estado,
o motorista sempre paga a conta.
Fernando
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