segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Multas em São Paulo: aumento na arrecadação?



Olá!

Em São Paulo, as autuações de trânsito cresceram cerca de 27% no ano de 2015 em comparação ao ano de 2014. Uma causa bastante significativa foi o aumento de 35% das multas aplicadas em função do excesso de velocidade no ano em que a gestão do atual prefeito ( PT) diminuiu, iniciando em julho, para 50 km/h o limite de velocidade nas vias principais do município. Até o mês de novembro, das mais de 10 milhões de infrações, um terço foram emitidas para condutores que trafegaram acima da velocidade máxima permitida.


Até o mês de novembro de 2015, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os radares do tipo pistola da Guarda Civil Metropolitana (GCM) autuaram quase 4 milhões de motoristas em velocidades superiores às permitidas nas vias, de acordo com o Painel da Mobilidade, lançado no dia 24 de fevereiro, e que apresenta os detalhes das autuações ocorridas entre o ano de 2013 e o ano de 2015. Este painel revela ainda  no mapa do município os quase 1 mil locais onde existem radares.

De acordo com o atual prefeito, esta divulgação dos dados foi um meio para deixar mais "transparente" a fiscalização realizada na capital. Enquanto acontecia o lançamento, o prefeito e o secretário municipal de Transportes, reiteraram que "não existe indústria da multa, mas da morte", fazendo alusão ao desrespeito à lei por parte de alguns condutores e pilotos ao de acidentes no trânsito. "A arrecadação de multa é irrelevante em termos de orçamento. Os prejuízos materiais, de saúde, de previdência pública associados ao trânsito são um múltiplo do que se pode arrecadar com multa", falou o atual prefeito.

Veja abaixo um pequeno comparativo de informações sobre veículos autuados:

2015
 

2014


Neste novo portal lançado, o povo pode tomar conhecimento de quantas irregularidades tiveram seu registro feito em cada uma das ruas onde estão tanto os equipamentos eletrônicos quanto as multas manuais feitas por agentes da CET, agentes da Polícia Militar, agentes da São Paulo Transporte (SPTrans) e agentes da GCM. Para as autoridades, mostrar a localização dos "pardais" e divulgar os dados podem ser abordados com cunho pedagógico para que os motoristas possam "se policiar em relação às leis de trânsito".

Uma especialista em trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) elogiou a medida adotada. "Deixar o condutor preparado para o que possa acontecer no trajeto dele é interessante, ele pode se organizar no caminho", comentou. "Não é o radar que multa a pessoa, mas o condutor que infringe a velocidade. Acho muito pedagógico a Prefeitura dar a opção de ele saber onde tem fiscalização eletrônica."
Dizer que os radares e agentes multando o tempo todo não cria uma indústria da multa é uma grande enganação, mas o condutor sempre atento percebe a verdadeira ideia por trás disso.

Fernando

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