domingo, 14 de fevereiro de 2016

No Espírito Santo, condutor cuja CNH foi suspensa terá de fazer prova após curso de reciclagem



Olá!

Condutores considerados infratores vão ter que realizar uma prova de reciclagem no Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo. A implantação desta nova regra, ou seja, a implantação deste exame teórico foi confirmada pela publicação no Diário Oficial na última quinta-feira (11). Esta medida foi implementada visando atender a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A partir dessa publicação no Diário Oficial, após concluir toda carga horária do curso de reciclagem que é dado a condutores considerados infratores, o motorista será obrigado a realizar um exame de aprendizagem que será efetuado por meio de provas objetivas escritas ou digitais, compostas por 30 questões que envolvem os conteúdos lecionados, sendo necessário obter um aproveitamento mínimo de 70% para ser considerado aprovado.

Para um dos diretores geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo, o exame colabora para uma melhora na formação desses motoristas. “Com a aplicação da prova vamos avaliar o aproveitamento do curso de reciclagem pelos condutores infratores. Nosso objetivo é avaliá-lo e, principalmente, chamar a atenção para os riscos do desrespeito às leis de trânsito e preservar vidas”, disse.

O exame deverá ser agendado pelo próprio motorista, após ter concluído o curso, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo www.detran.es.gov.br, no qual ele deve emitir e realizar o pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA) correspondente à “Avaliação de Reciclagem”, e, após isso, realizar o agendamento do exame seguindo os dias e locais disponíveis.

Caso seja reprovado na primeira vez, o condutor terá o direito de realizar uma nova avaliação após cinco dias corridos e, caso seja reprovado uma segunda vez, deverá fazer novamente o curso, frequentando-o sem se ausentar um dia sequer.

A aplicação desta prova respeita uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, visando, segundo o próprio órgão, melhorar a avaliação dos motoristas infratores, já que a pena de realizar o curso de reciclagem é aplicada para o motorista que teve a habilitação suspensa.

Aparentemente, não feliz em arrecadar por meio de multas e impostos, o Estado agora quer arrecadar por meio de aplicação de provas para condutores com habilitação suspensa. Mesmo que muitas vezes esses condutores tenham sido vítimas da desorganização do Estado.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário