segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mais de mil motoristas são acusados no Estado em Cuiabá e Várzea Grande



Olá!

Mais de mil condutores das cidades de Cuiabá e Várzea Grande foram culpados por infrações de trânsito em inquéritos da Delatran - Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, no ano de 2015. Foram instaurados 960 inquéritos e mais 1.103 concluídos; estes se referiam a casos ocorridos no ano de 2015 e em anos anteriores. Além disso, foram emitidos mais 1.838 termos circunstanciados que se referiam a ocorrências para infrações e crimes de trânsito mais leves (direção sem CNH, lesão corporal simples etc.).

“São crimes únicos. Você bateu em uma motocicleta, a pessoa caiu e se machucou e o condutor estava errado, houve a lesão. Neste caso a lei prevê que o condutor responda o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, explicou um delegado da região.

São abertos inquéritos para as infrações e crimes de trânsito mais graves, tais como: mortes acidentais, homicídio culposo, lesão corporal seguida pela omissão de socorro e fuga de local e dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas. “O motorista provoca o acidente e foge, concorre para os crimes de lesão, fuga do local – para não  ser responsabilizado – e na mesma ação o crime de omissão de socorro. Com a mesma atitude comete esses três crimes. Então é instaurado o inquérito”, explicou o delegado.

No que tange a homicídios culposos e mortes acidentais no trânsito, no ano de 2015, foram instaurados 64 inquéritos com óbitos na cidade de Cuiabá e 47 óbitos no trânsito da cidade de Várzea Grande.

O delegado disse que existem inquéritos em que o acidente tenha ocorrido no final de um ano e o procedimento iniciado no ano posterior. A análise dos delitos já se inicia no atendimento das ocorrências com vítimas. São equipes plantonistas cuja atuação é de 24 horas e ocorrem todos os dias da semana. Outro delegado, ressaltou que as equipes que estão de plantão trabalham em postos de atendimento de acidentes com vítimas. “A primeira providência é socorrer à vítima. Depois inicia a coleta de informações da dinâmica do acidente, checagem da documentação dos veículos e dos condutores e é feito o teste etilômetro nos motoristas”, falou. “Quando tem óbito a perícia é acionada e o IML, para que a via seja desobstruída. A investigação já inicia no local”, disse este outro delegado.

Os homens da Delegacia de Delitos de Trânsito são convocados para as operações para fazer cumprir a Lei Seca e ainda são encarregados das atividades administrativas e investigativas.

Segundo os delegados, uma das ferramentas de prevenção de acidentes no trânsito são as ações de fiscalização realizadas por meio da Lei Seca, que são efetuadas de forma conjunta com outros órgãos da Segurança Pública, como por exemplo o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Mato Grosso.

É lógico que ações feitas para evitar acidentes de trânsito são importantes, entretanto o Estado deveria dar mais atenção às multas que são aplicadas indevidamente, aos condutores que são responsabilizados por infrações não cometidas e às condições de conservação e sinalização das ruas e pistas. O dinheiro arrecadado por meio de impostos e multas é altíssimo, já os investimentos para segurança do motorista são extremamente baixos.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário