quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prefeitura de Araguaína apresenta projeto para envolver crianças na educação no trânsito



Olá!

Na manhã desta última terça-feira, dia 26, foi apresentado o projeto Transitando na Escola. A proposta da prefeitura de Araguaína foi apresentada a diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino no auditório da prefeitura. O projeto, desenvolvido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, tem como objetivo envolver as crianças na educação no trânsito e torná-las agentes mirins, levando orientações a suas famílias e à comunidade.

Para o secretário da Educação do município, o trabalho realizado é muito importante e envolve diretores, coordenadores, professores e toda a comunidade escolar. Ele explicou que tudo será feito com a anuência dos pais, enquanto os agentes da AMTT realizarão oficinas de capacitação para as crianças.

O diretor de uma das escolas manifestou seu apoio ao projeto, afirmando que este vai ao encontro das necessidades do município. Segundo ele, mudanças recentes na sinalização causaram certa resistência, mas ele acredita que a participação das crianças tem muito a contribuir para a melhora deste cenário.

Os pequenos agentes, ainda segundo o diretor, irão compreender as mudanças nas vias e a razão pela qual elas são necessárias para melhorar a trafegabilidade e evitar acidentes. Ele concluiu dizendo que, ao ser trabalhada nas escolas e nas famílias, a educação no trânsito poderá contribuir para a redução de acidentes.

O cronograma do projeto contará com atividades em todos os meses do ano. Em fevereiro, serão realizadas orientações sobre a prevenção de acidentes em cruzamentos. No mês de março, os agentes mirins iniciarão sua participação em todas as atividades e serão responsáveis pela aplicação da multa moral junto com o agente de trânsito.

De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, isso consistirá em um puxão de orelha aplicado por uma criança. Será feita uma marcação no cartão caso algum condutor estacione em vaga proibida, por exemplo, o que tem o objetivo de sensibilizar os motoristas.

O trabalho de conscientização com a multa moral com blitz educativa se iniciou nesta quarta-feira, dia 27, no centro da cidade. A comunidade foi apresentada ao cartão do idoso e do deficiente. Os agentes de trânsito orientaram sobre as vagas especiais e a aquisição do cartão preferencial. Quem ainda não tiver o cartão pode tirar o documento na sede da AMTT. É necessário levar cópias dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de endereço e, para deficientes físicos, o laudo médico.
 
Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário