quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Prefeitura do Rio cria app parecido com o Uber para modernizar táxis



Olá!

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende lançar, depois do carnaval, um aplicativo oficial que permitirá aos clientes avaliar os taxistas da cidade.

O aplicativo, apelidado pelo secretário municipal de Transportes de “Uber do táxi da prefeitura”, disponibilizará serviços de forma semelhante aos fornecidos pelo app do mercado paralelo, permitindo que táxis sejam acionados virtualmente, possibilitando estimar o valor da corrida e também o pagamento com cartão.

De acordo com o secretário, o Uber deu ao poder público a certeza de que os cidadãos ficaram na expectativa de terem acesso a essa tecnologia. “Era nosso papel devolver à sociedade o que ela demonstrou desejar”, afirmou.

A prefeitura, além de punir motoristas mal avaliados — as punições podem levar até mesmo à cassação da licença — criará um ranking dos que obtiverem as melhores classificações. Serão concedidos benefícios aos que forem mais bem avaliados, como prioridade para atender os passageiros que desembarcarem em navios no Porto e outros pontos movimentados da cidade. Todos os taxistas deverão se inscrever no aplicativo, além de terem que aceitar cartões de crédito e débito.

Foi realizada uma chamada pública em setembro de 2015 para decidir que empresa ficará responsável pela manutenção do app. Três empresas já apresentaram modelos de aplicativos para a prefeitura, que ainda define a forma de contratação. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, no modelo estudado, não haverá custos para o poder público. O secretário de Transportes quer que a empresa vencedora se responsabilize pelas atualizações do app, que será gratuito para taxistas e passageiros.

Isso mostra que o aplicativo Uber é uma ferramenta extremamente útil para as pessoas que necessitam dos serviços de transporte público (táxi), fato confirmado indiretamente pela Prefeitura. O problema é que o poder público vislumbrou uma outra opção para tarifar o serviço, controlando diretamente seu próprio aplicativo com todos os taxistas regulamentados cadastrados.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário