sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Número assombroso de suspensões: 45% dos autuados por embriaguez perdem a CNH na Região Metropolitana de Campinas



Olá!

De acordo com o Detran no ano de 2015, 45% dos condutores flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica na Região Metropolitana de Campinas tiveram a carteira de habilitação apreendida. No total ocorreram 2.229 autuações, entretanto, a quantidade de suspensões de carteiras até outubro totalizou 1.023. Este levantamento inclui as cidades de Campinas, Sumaré, Indaiatuba, Santa Bárbara D'Oeste, Americana, Itativa e Hortolândia.

A porcentagem de suspensões não é de 100%, uma vez que mesmo sendo uma infração gravíssima (que por si só suspende a CNH, sem a necessidade de juntar com outras infrações), o condutor que recebe a autuação por embriaguez ao volante tem direito a três recursos e antes que todos sejam julgados, este pode dirigir. Portanto, a suspensão total da carteira de habilitação pode demorar mais de doze meses.
 
A cidade de Indaiatuba tem o menor número de suspensões. A cada mês, cerca de 28 condutores eram notificados no ano de 2015, entretanto apenas oito tiveram a carteira de habilitação efetivamente suspensa.  Portanto a proporção é de que cada três notificações emitidas existiu uma CNH suspensa.

Um motorista que já recebeu autuação pela Lei Seca e perdeu a habilitação conta que foi bem difícil ficar sem dirigir e que aprendeu a lição, "Já fui pego uma vez no começo, então você aprende. Perdi a carta e fiquei um ano sem dirigir", recorda.
Segundo o Detran, a média de suspensões é baixa uma vez que este tipo de processo envolve diversas instâncias, porém isto faz parte da lei e que garante que o condutor envolvido possa se defender.

O órgão reforça que, caso a pessoa seja flagrada conduzindo com a CNH suspensa, esta pagará uma multa de aproximadamente R$ 2 mil e haverá o cancelamento da carteira, por um período de dois anos.
Os condutores autuados por dirigirem embriagados pagam multa e respondem a processo administrativo para possível suspensão da CNH por um ano.

Entretanto, os motoristas que obtiverem índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no bafômetro ou tiverem embriaguez atestada por exame vão responder na Justiça por crime no trânsito. Caso sejam condenados, podem cumprir pena que varia de seis meses a três anos de prisão.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário