terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Motoristas recusam realizar o teste do bafômetro em Alagoas



Olá!

Segundo balanço realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado de Alagoas, que se relaciona ao ano de 2015, notou-se alguns avanços no combate de embriaguez ao volante. Ao todo realizaram-se 271 ações, sendo que foram abordados cerca de 20 mil veículos no Estado. Estes números representaram aumento de 156% (nas operações) e 122% (nas abordagens) se comparados ao ano de 2014.

A instituição mostra que ocorreu uma diminuição nos casos de embriaguez ao volante. Notou-se também que houve um aumento de pessoas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro em 35%. No caso das infrações administrativas houve aumento de 108% e os flagrantes 48%.

Para o Detran, a quantidade de casos de embriaguez foi reduzida de forma proporcional ao número de abordagens realizadas, fato que mostra uma importante mudança comportamental dos condutores.

Estes números refletem uma evolução no percentual de motoristas embriagados em relação ao número de abordados. No ano de 2014, a porcentagem de motoristas abordados e autuados por embriaguez ao volante foi 10,6%. Já em 2015, esta porcentagem diminuiu para 7,1%, ou seja, existiu uma redução de 34%.

 A Operação Lei Seca fez um registro de um crescimento de 129% na quantidade de testes de bafômetro realizados. No ano de 2014, realizaram-se 9.429 testes, já no ano de 2015 o número de testes realizados foi de 21.548.

Por meio da interiorização da Lei Seca em 2015, 30 municípios também foram alcançados pela operação, já no ano de 2014 foram apenas 3 cidades contempladas pela operação.

Para os condutores que forem autuados por esse tipo de infração resta pagar a multa de R$ 1.915,40, perder sete pontos na carteira e ter a CNH apreendida. O valor será dobrado se o motorista tiver cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Um dos diretores-presidente do Detran, enaltece a importância do desempenho de servidores da instituição e da Polícia Militar. “Sou extremamente grato, a equipe que faz a Lei Seca pelo esforço e dedicação na busca de salvar vidas. Agradeço o apoio de todos os servidores e a parceria com a Polícia Militar de Alagoas, estão todos de parabéns pelo mérito alcançado. Neste ano de 2016, estamos com uma nova frota de veículos para atender a fiscalização e com certeza o número de vidas salvas vai crescer ainda mais”.

Condutor de Alagoas, previna-se pois a ânsia pela arrecadação pode alcança-lo.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário