Olá!
Ao longo do ano de
2015 as rodovias mais importantes que cortam o Grande ABC registraram uma marca
absurda de 575.684 autuações para motoristas que trafegavam acima da
velocidade. Foram 65 condutores multados (em média) a cada hora por
desrespeitarem o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas rodovias:
Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriçá e trechos Leste e Sul do Rodoanel.
Essas informações foram obtidas em levantamento
realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem onde se levou em
consideração infrações detectadas por radares do tipo fixo e do tipo lombada e
policiamento nessa rodovias. No total, a instituição pública conta com 99
equipamentos distribuídos por toda extensão das rodovias em questão, dos quais
67 são radares fixos e 32 são lombadas eletrônicas.
A SP-160 (Imigrantes)
detém o maior número de infrações; foram registradas 275.728 multas no ano
passado, fato que corresponde a um número absurdo de 755 ocorrências por dia.
Esta representa sozinha 47% do acumulado das rodovias em questão. Os dois
trechos do Rodoanel (224.924), Anchieta (63.056) e Índio Tibiriçá (11.976) vêm
em seguida no ranking.
Ainda que o índice de
motoristas que trafegam acima da velocidade seja bem alto, os números apontam que
nas Rodovias Anchieta e Imigrantes os registros do ano passado apresentaram
queda de 23,32% se comparados ao mesmo período do ano de 2014. Somando os
números das duas vias, 338.784 multas
foram aplicas em 2015, contra 468.210 do ano de 2014.
Para um dos
coordenadores de tráfego, os números positivos indicam que “são consequência do trabalho
diário e constante de integração entre as equipes, que buscam aperfeiçoar e
implantar ações que prezam pela proteção e a segurança viária dos usuários e da
comunidade.”
Na contramão, o
Rodoanel que teve em 2014 inaugurada a parte final de seu Trecho Leste
apresentou alta de 88,12% nas multas por excesso de velocidade. No ano de 2014,
foram autuados 119.564 condutores.
Para um
professor de Engenharia especialista em Transportes, esta média de 1.544 multas
por dia ao longo do ano de 2015, que é o total das quatro rodovias, seria um
indicativo de que ainda existe “deficiência nas campanhas educativas”
promovidas pelas concessionárias.
O especialista argumenta:
“A fiscalização tem aumentado nos últimos anos, como consequência, é necessário
ter aumento nas campanhas de trânsito, tendo em vista que esse valor deve ser
investido justamente nessas ações, mas não é isso que se tem visto.”
O coordenador de trânsito
diz: “Quando pensamos em segurança viária, são necessários três itens:
instrução, punição e educação. No primeiro, o motorista já tem como base o
Código de Trânsito Brasileiro, o segundo é uma maneira de o usuário sentir no bolso o peso
do seu erro, agora, o terceiro cabe à concessionária ser mais presente para
prevenir qualquer tipo de ocorrências.”
Aplicar a multa ao
condutor é uma forma de educar ou consiste somente no aumento de arrecadação?
Os números mostram que cada vez mais quem paga a conta é o cidadão.
Fernando
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