sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Prefeitura de Cuiabá inicia projeto para aumentar a segurança no trânsito em torno de escolas



Olá!

Nesta última quarta-feira, dia 13, a prefeitura de Cuiabá lançou o projeto Amigos do Trânsito em conjunto com a Campanha Volta às Aulas, que será incluído na abertura do calendário das ações de educação para o trânsito na capital. Oito das principais escolas particulares da região central manifestaram apoio à iniciativa. Os representantes destas escolas, durante uma reunião com os representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), assinaram um termo de cooperação técnica para aderirem ao projeto, que será iniciado concomitantemente ao início do ano letivo, no mês de fevereiro.

Cada uma das escolas indicará de dois a quatro colaboradores que atuarão como monitores e serão qualificados pelos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. Os monitores serão identificados através de seus uniformes e bonés, que serão custeados pelas próprias escolas.

Sua atuação ocorrerá no entorno das instituições de ensino, onde orientarão os motoristas para que não parem em fila dupla e respeitem a faixa de pedestres. Isto tem o objetivo de reduzir o número de acidentes, o que por consequência evitará congestionamentos, melhorando a fluidez e a segurança do trânsito.

Uma grande parte das infrações cometidas na cidade ocorre no entorno de escolas, muitas vezes cometidas pelos próprios pais dos alunos. Por isso, a prefeitura decidiu apostar nesta nova estratégia para conseguir o envolvimento da comunidade escolar, de forma que haja o compartilhamento da responsabilidade de se construir um trânsito mais seguro.

A nova estratégia adotada pretende fortalecer as ações no trânsito e se somar às que já ocorrem ao longo do ano, como as blitzes educativas e os projetos de educação. Dentre os projetos educativos, é possível destacar o Agente Mirim de Trânsito, que foi responsável pela formação de 350 alunos com idade entre 7 e 12 anos em sete escolas do município em 2015.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, o poder público não tem efetivo suficiente para deixar todos os dias na porta das escolas, o que torna importante o envolvimento da comunidade escolar, de forma que esta se sensibilize e entenda o problema.

O supervisor de Educação no Trânsito da Semob acredita que o principal ponto do projeto é ser um agente agregador que una a Semob e as escolas na busca por soluções, a fim de que se tenha um trânsito melhor no entorno dos colégios. De acordo com ele, isto se trata de uma questão de conscientização, já que muitos congestionamentos em frente às escolas poderiam ter sido resolvidos se um pai ou uma mãe tivessem estacionado 30 metros mais à frente do colégio. Esta mudança de atitude não só evitaria multas administrativas, como também daria um bom exemplo de educação no trânsito para os estudantes.

Fernando

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