Olá!
Entre os dias 1º
e 28 de agosto, o trânsito da capital do Rio de Janeiro sofrerá alterações para
atender ao plano de mobilidade estabelecido para os Jogos Olímpicos deste ano.
Está prevista a criação de 260 km de faixas prioritárias para os locais de
competição, que só poderão ser acessados através do transporte público. Faixas
verdes indicarão as vias selecionadas e priorizarão a passagem de atletas,
veículos credenciados e oficiais, de forças de segurança e emergência.
A fim de terem
acesso aos locais de competição, voluntários, funcionários terceirizados e o
público terão que utilizar o Cartão Olímpico. O cartão, que está disponível
para a população em geral, vale para todos os meios de transporte público da
cidade e não tem limite diário de viagens. Ele também permitirá o embarque sem
validação nas catracas no final das partidas. O trajeto até as instalações
esportivas poderá ser realizado por trem, metrô ou BRT (Bus Rapid Train).
Serão
disponibilizados 5,5 milhões de cartões, que serão divididos pelas quatro zonas
da Olimpíada: Barra (52%), Maracanã (29%), Deodoro (12%) e Copacabana (7%).
Eles só terão validade enquanto durarem os Jogos e poderão ser comprados para
um, três ou sete dias, mediante o pagamento das taxas de R$25, $70 ou R$160,
respectivamente. A compra pode ser realizada pela internet e haverá entrega
nacional mediante o pagamento de uma taxa.
Estima-se que
cerca de 450 mil turistas serão recebidos durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
As quatro zonas principais das competições terão planos de mobilidade
específicos, feitos com base na capacidade de assentos e a demanda por
transporte público até os locais em que ocorrerão as competições.
As faixas
especiais orientarão a circulação dos veículos com base em três tipos de
prioridade: em faixas dedicadas (que cobrem 164 km), somente veículos olímpicos
terão permissão para passar. As vias serão monitoradas por radares eletrônicos
24h por dia. Em faixas dedicadas (60 km), serão permitidos veículos com
credenciais olímpicas, ônibus e táxis. Por fim, veículos de passeio também
poderão circular nas faixas compartilhadas (36 km).
Entre as vias que
serão consideradas faixas exclusivas 24 horas estão a Linha Amarela e a Avenida
das Américas, na zona oeste; o Túnel do Joá e o Aterro do Flamengo, na zona
sul. A Autoestrada Lagoa-Barra estará entre as vias compartilhadas. A Avenida
Niemeyer, na zona sul, terá trânsito exclusivo para a passagem de veículos
olímpicos e moradores.
Fernando
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